Futebol de Rua

on

Tendo o Futebol um grande impacto a nível social, cultural e desportivo, isto provoca uma grande atração pela modalidade e pela prática da mesma. Então, é na rua que se começa a ganhar o gosto e paixão pela prática, sendo “iniciada por muitos praticantes de forma absolutamente espontânea, sem qualquer base teórica nas orientações para a sua aprendizagem” (Ramos, 2003). Este período que antecede a entrada nos clubes, e que tem como berço comum, muito frequentemente a rua, tem-se revelado de extrema importância para o desenvolvimento das qualidades técnicas dos jogadores.

Hoje em dia raramente vemos crianças a jogar futebol pelas ruas, em campos improvisados. O avanço da tecnologia (essencialmente videojogos e tv), o aumento do trânsito e da criminalidade podem ser razões que levaram a esta extinção do futebol de rua.
Na opinião de Gerson (ex-internacional Brasileiro) “o futebol de hoje é diferente. É mais força, menos arte”. Johan Cruyff, por sua vez, compara o futebol de hoje a um “jogo de flippers” (Fonseca, 2006), enquanto Valdo (ex-internacional Brasileiro) refere que “hoje é mais fácil jogar que antes, porque não existem muitos talentos. O jogo é simplesmente mais precário e físico; falta inspiração, e o responsável é o desaparecimento do futebol de rua”.
Posto isto, se hoje é difícil encontrar ruas em que se possam jogar, é necessário encontrar estratégias que proporcionem um ambiente idêntico ao de futebol de rua. Muller refere que “os grandes jogadores do Brasil, aprendem a jogar na praia, na várzea ou rua”. Já Pelé tinha referido antes que o factor que o fez destacar-se dos demais, foi o facto da rua dele ter mais buracos que a dos outros.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s